Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Número de internações de homens com diabetes quase dobra em Alagoas

Secretaria de Saúde organizou, nesta semana, evento que teve como objetivo sensibilizar para a prevenção da doença
 
Em Alagoas, as internações de homens devido ao diabetes aumentaram de 5,38% para 9,81% no período de 2008 a 2011. Os dados são Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que organizou o II Encontro Estadual de Diabetes, realizado nesta semana, que teve como objetivo sensibilizar para a prevenção da doença.
 
A ideia é levar informações e ferramentas para a implementação de estratégias eficazes e políticas de prevenção e de gestão do cuidado adequado.
 
Durante o evento, foram discutidos a Situação de Saúde no Estado, com o diretor de Análise de Situação de Saúde da Sesau, Herbert Charles, e o programa Hiperdia, com Ana Porto. A iniciativa prevê o cadastramento e o acompanhamento de diabéticos em todas as unidades ambulatoriais, garantindo o recebimento dos medicamentos prescritos.
 
Outro tópico abordado no evento foi o ' pé diabético' . O termo refere-se a uma série de alterações que pode atingir não só os pés, mas também os tornozelos dos portadores da enfermidade, provocando perda da sensibilidade, úlceras, deformidades, infecções, amputações e até problemas vasculares periféricos.
 
" O pé diabético é um agravo importante, pois mais de 50% dos pacientes acabam tendo que ser amputados. E, em cerca de 30% dos casos, isso pode levar à morte" , destacou Ana Porto. " Isso pode ser evitado. Só no ano passado, foram realizadas 42 mil amputações pelo SUS no Brasil, gerando um custo muito maior que o que seria gasto com cuidado" , acrescentou o professor Guilherme Pitta, que falou sobre o tema no encontro.

Parceria
A gerente de Hipertensão e Diabetes da Sesau lembrou ainda a importância da parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes visando realizar atividades conjuntas. O convênio foi discutido com o secretário da Saúde, Alexandre Toledo, e é voltado para a formação de recursos humanos, educação permanente e desenvolvimento de ações de atenção ao diabetes.
 
" Isso será muito bom, pois vai possibilitar a capacitação dos profissionais para o manejo da doença. Com a parceria, poderemos descentralizar essas atividades, chegando aos profissionais in loco, nas suas próprias cidades" , expôs Ana Porto.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário