Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 27 de maio de 2013

Não-amputados também sentem 'membros fantasmas'

Não-amputados também sentem 'membros fantasmas' Jean Schwarz/Agencia RBS
Foto: Jean Schwarz / Agencia RBS
Cérebro de pessoas não-amputadas aceitou mão invisível
como parte do corpo
Estudo sueco provou que é possível estimular a sensação em pessoas que não tiveram membros amputados
 
Os cientistas sabiam que muitas vezes as pessoas amputadas têm a impressão de sentir um "membro fantasma", como se o membro que lhes falta ainda estivesse presente e interagisse com o resto do seu corpo, mas um estudo sueco publicado nesta quinta-feira mostra que até as pessoas não-amputadas podem experimentar esta mesma sensação.
 
– Nossos resultados mostram que o fato do cérebro ter ou não visto uma mão não tem nenhuma importância na criação da sensação física desta mão – explicou à AFP o principal autor do estudo, Arvid Guterstam, do Instituto Karolinska de Estocolmo.
 
Sua equipe realizou 11 experimentos diferentes durante os quais cobaias, que ignoravam a finalidade do estudo, tinham a ilusão de ter um braço a menos. Este membro foi tornado invisível por um painel.
 
Em um dos experimentos, cada participante permanecia sentado em uma mesa, com o braço direito invisível para eles, escondido atrás de um painel. Suas mãos foram colocadas na mesa, uma escondida pelo painel, a outra em seu campo de visão.
 
Um pesquisador acariciava simultaneamente com uma escova a mão direita escondida, e o local onde esta mão deveria estar sobre a mesa.
 
– Nós descobrimos que a maioria dos participantes em menos de um minuto transferiu para o espaço à frente de seus olhos (onde sua mão direita deveria se encontrar) a sensação de toque e tinham a sensação de ter uma mão invisível neste lugar – explicou Guterstam.
 
– Pesquisas anteriores mostraram que não podemos identificar como nossa própria mão objetos materiais, como um bloco de madeira, por isso ficamos muito surpresos em perceber que o cérebro pode aceitar uma mão invisível como parte do corpo – acrescentou.
 
Dos 234 voluntários, 74% experimentaram sensações fantasmas durante as experiências, indicou o pesquisador.
 
A sensação de um 'membro fantasma' é muitas vezes dolorosa e difícil para os amputados. Ela não pode ser aliviada com medicação porque é uma invenção da imaginação.
 
A equipe de Guterstam espera que o estudo abra caminho para futuras pesquisas sobre a sensação de dor criada pelos amputados.
 
Os resultados do estudo foram publicados nesta quinta-feira nos Estados Unidos pelo Journal of Cognitive Neuroscience.
 
Fonte AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário