Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ofurô: muito mais que um simples banho, um aliado na prevenção e cura

Ofurô: muito mais que um simples banho, um aliado na prevenção e cura Hot Tub/Reprodução
Foto: Hot Tub / Reprodução
Aliviando o estresse e relaxando a musculatura, ofurô
harmoniza corpo e mente
Propriedades terapêuticas incluem sensação de conforto, segurança e bem-estar
 
Aquecida a uma temperatura de 36 graus Celsius, a água do ofurô envolve o corpo suavemente, proporcionando uma sensação de bem-estar imediato. Em meio aos aromas de um banho relaxante, lá se vão o estresse, o cansaço ou mesmo a dorzinha de cabeça em questão de minutos. Não por acaso, o ofurô tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil e há tempos deixou de ser visto como uma prática exótica para se tornar um verdadeiro aliado na prevenção e cura de doenças.

Feito numa tina de madeira e com propriedades terapêuticas, no banho de ofurô tudo é feito com a intenção de trazer a sensação de conforto, segurança e bem-estar: o formato da banheira, a posição do corpo de quem se banha, o volume e a temperatura da água lembram um útero materno.

— O ofurô une físico, mente e ambiente, proporcionando um relaxamento total pela imersão em água quente. 10 minutos de imersão na temperatura de 36º C e a pessoa já sente o alívio à fadiga física, em qualquer hora do dia — diz a fisioterapeuta Mariana Moraes.

O ofurô é indicado para quem tem problemas de pressão, intestinais, renais, e, principalmente, para doenças articulares, como artrites, artroses e reumatismos. De acordo com Mariana, ele provoca uma sudorese e elimina as toxinas, realizando uma espécie de drenagem no corpo. O banho deve ser tomado bem quente, mas a temperatura não pode ultrapassar os 42º C. A alta temperatura é ideal por causar uma vasodilatação que possibilita que os ingredientes usados atuem na corrente sanguínea. O tempo de permanência na tina, no entanto, não deve ultrapassar os 30 minutos.

— A longa permanência dentro da banheira pode causar uma hipotermia, levando a pessoa a suar em excesso e até mesmo a provocar desmaios. Quem quiser ficar mais que isso, deve sair e fazer um intervalo, para depois voltar à banheira — avisa a fisioterapeuta.

O ritual tradicional japonês de ofurô visava a sociabilidade entre amigos e parentes e tornava o momento do banho uma purificação mental, espiritual, sempre feito em coletividade. Já no Brasil, os banhos na maioria das vezes são individuais, incrementado por óleos, sais, frutas, velas e música suave para relaxamento, aliviando o estresse e relaxando a musculatura, além de harmonizar corpo e mente. Óleos essenciais, sais de banho, ervas e pétalas de flores são os mais utilizados para a terapia. Esta prática oriental tem sido bastante utilizada aqui no Ocidente com diversos 'temperos' a mais, como pêssego, chocolate e vinho.

A fisioterapeuta indica alguns banhos de ofurô para você se desligar da correria do dia a dia durante alguns minutos e recarregar as baterias:

• Banho ofurô calmante – Pêssego
O pêssego é um dos frutos mais consumidos no mundo por ser de importante produção e valor econômico, é rico em fibras, carboidratos e vitaminas A, B e C, além de ser muito saboroso. A fruta possui propriedades calmantes, é de época quente, concentrando sua disponibilidade entre os meses de maio a setembro. O bom desse ofurô é poder se deliciar em um banho relaxante com aroma e propriedades do pêssego o ano inteiro.

• Banho ofurô estimulante – Chocolate
O chocolate tem como principal componente o cacau, encontrado em diversas formas por todo o mundo. Pesquisadores já comprovaram a ação do chocolate reduzindo sintomas do cansaço generalizado (fadiga crônica). Além de hidratar, ele deixa a pele macia, com brilho, vitalidade e também traz sensações de bem-estar e relaxamento.

• Banho ofurô antioxidante – Vinhos
A uva é fonte de carboidratos e vitaminas para o nosso organismo, possui uma importante ação antioxidante combatendo os radicais livres e promovendo uma importante reação antienvelhecimento. Esse banho propicia uma revitalização celular, com rejuvenescimento e hidratação da pele.

• Banho ofurô – Ylang ylang
Também conhecido por flor das flores, o ylang ylang é uma alga de origem asiática, altamente estimulante, a flor do amor. Libera rapidamente adrenalina ao entrar em contato com o organismo. O ylang ylang é considerado uma essência romântica e sensual, ideal para um banho a dois.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário