Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 27 de maio de 2013

Nariz entupido do bebê: saiba como fazer a limpeza nasal

Criança espirrando - Foto: Getty ImagesVeja a melhor forma de limpar o nariz das crianças sem machucá-las
 
O tempo seco e problemas respiratórios maltratam o nariz dos bebês, principalmente nos meses do outono e do inverno. E cabe aos pais fazer a higienização correta para que a criança não sofra com o famoso nariz entupido. "A higiene nasal é importante para facilitar a drenagem das secreções, eliminar partículas e até mesmo agentes infecciosos que podem se acumular nas vias aéreas superiores, agindo na prevenção das rinossinusites agudas e crônicas", explica Alessandra Miramontes, pediatra, imunologista e alergista do Hospital Infantil Sabará.

O clima influencia muito nisso. "Em localidades e ocasiões em que o ar é poluído, assim como em ambientes muito secos, a hidratação se faz necessária, evitando alergias e infecções das vias respiratórias", alerta o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, da Sociedade Brasileira de Pediatria e da MBA Pediatria.

Mas como a criança tem todas as suas estruturas delicadas, é preciso tomar o máximo de cuidado ao higienizar essa região e é normal que surjam dúvidas sobre quando e como fazer isso. Os especialistas respondem as principais questões para fazer o procedimento da forma correta. 
 
Mãe mexendo no nariz do bebê - Foto: Getty ImagesA partir de que idade essa limpeza deve ser feita?
Não há idade certa para fazer a lavagem. Aliás, o ideal é fazer desde sempre! "Brinco com meus pacientes, dizendo-lhes que o filho já deveria nascer com um frasco de soro nasal nas mãos", descontrai o pediatra Sylvio Renan. Ele explica que bebês e idosos são os que mais sofrem quando o tempo fica seco e por isso é importante que essa higienização seja feita desde que as crianças são bem pequenas. 
 
Pai mexendo no nariz do bebê - Foto: Getty ImagesDevo fazer essa higienização com que frequência?
Ela deve ser feita todos os dias, de acordo com os especialistas. O que muda, na verdade é quantas vezes ela deve ser feita em cada dia. Isso depende das condições climáticas de cada região. Locais mais secos e/ou mais poluídos precisam de mais lavagens. Levando isso em conta, o pediatra Sylvio Renan recomenda que sejam feita entre 2 a 6 vezes. "Indica-se fazer a higiene pela manhã e à noite antes de dormir pelo menos", explica a pediatra Alessandra Miramontes. 
 
Nariz do bebê - Foto: Getty ImagesCom que líquido devo fazer essa lavagem?
A água tem uma concentração de nutrientes diferente do nosso organismo, portanto usá-la direto pode irritar a mucosa nasal. Já o soro fisiológico é perfeito para esse fim, só é preciso tomar cuidado com o tipo. "Existem duas apresentações: o soro fisiológico puro e simples e acrescido de um conservante, geralmente o cloreto de benzalcônio. Atualmente há uma tendência a se abandonar o segundo por ser um pouco irritante da mucosa", diferencia o pediatra. A forma correta de utilizar é aplicá-lo com um conta gotas, enchendo entre um quarto ou metade dele. 
 
Haste flexível para limpar o nariz - Foto: Getty ImagesPosso usar a haste flexível de algodão?
Na verdade, essa haste não deve ser usada nem para limpar nossos ouvidos, por empurrar as secreções no lugar de retirá-las. O mesmo acontece no nariz. No caso do nariz do bebê, que é menor que o nosso, pode causar ainda outro problema. "Ela tem espessura maior que a abertura do orifício nasal, causando traumatismos na mucosa nasal, que é extremamente delicada", explica Sylvio Renan. Como se não bastasse, ainda podem ficar resíduos de algodão, bloqueando a passagem de ar. 
 
Aspirador nasal no bebê - Foto: Getty ImagesComo se usa o aspirador nasal?
O item é muito útil para evitar infecções causadas pelas secreções que ficam no nariz. Existe um tipo profissional e outro para uso em casa pelos pais, em formato de pera, com um bico de borracha, plástico ou silicone. O pediatra Sylvio Renan orienta os pais a como usar o aparelho. "Após a aplicação do soro, comprima o aspirador, encaixando-o em seguida à abertura da narina. Retiramos a pressão dos dedos na 'perinha' e, por aspiração a secreção é sugada para seu interior", ensina Sylvio Renan. 
 
Aspirador nasal - Foto: Getty ImagesComo devo lavar e guardar esse aspirador nasal depois?
Mas a cada vez que o aparelho for usado, é preciso que ele também seja devidamente higienizado, e quanto antes, melhor! "A limpeza deve ser feita imediatamente, por lavagem com água corrente e sabão neutro, para se evitar crescimento de germes em seu interior", avalia o pediatra Sylvio Renan. Caso isso não seja feito, a lavagem acaba perdendo seu efeito de prevenir rinossinusites e outros problemas. 
 
Criança espirrando - Foto: Getty ImagesPosso evitar que o nariz do meu bebê fique entupido?
Além de fazer a higienização, outros cuidados são importantes para evitar problemas no nariz em qualquer época do ano. "Deve-se ingerir líquidos, evitar ficar em ambientes muito fechados e aglomerados, evitar oscilação térmica (como estar em um banho quente e sair em ambiente frio sem roupa), evitar ar-condicionado e aquecedores que ressecam o ar", enumera a pediatra Alessandra.
 
Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário