Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Conviva bem com as alergias alimentares

Os frutos do mar são os principais vilões / Karl Allgaeuer/ Shutterstock
Reações variam de organismo para organismo, podem ir de simples coceiras a choque anafilático

Muitas pessoas só apresentam restrições alimentares quando estão querendo perder alguns quilinhos. Mas para outras, o assunto é bem mais sério: quem tem alergia alimentar precisa estar sempre alerta para não ingerir determinados alimentos. E todo cuidado é pouco: se a pessoa come, sem querer, nem que seja um pedaço ínfimo do alimento que provoca alergia, pode até sofrer um choque anafilático.

“A alergia pode aparecer a qualquer momento da vida, mesmo que a pessoa nunca tenha tido problemas com um determinado alimento”, diz a doutora Ariana Campos Yang, diretora da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia). “Em alguns casos, depois que a pessoa desenvolve a alergia, tem sua situação agravada com os anos. Mas há outras pessoas com as quais acontece o oposto. Cada caso é um caso”, diz a médica.

No Brasil, a maior parte dos adultos com o problema tem alergia a frutos do mar, principalmente crustáceos (como camarões e lagostas). Entre as crianças, o principal vilão é o leite e derivados, seguido dos ovos e do trigo.

O número de alérgicos a amendoins e castanhas também é bastante expressivo, tanto em crianças como em adultos. “A reação alérgica ocorre quando o organismo produz um anticorpo que reage contra a proteína de um certo alimento. As reações podem se manifestar de maneiras muito distintas, indo de coceiras na pele até problemas sérios em órgãos vitais.” Em alguns casos, pode até matar, completa.

De acordo com a alergista, não há cura para a maioria dos casos. “Existem tratamentos de dessensibilização, que em geral consistem em fazer a pessoa comer diariamente partes pequenas do alimento. Mas se ela parar, a alergia pode voltar”, diz a médica, que alerta: “Ninguém deve começar um tratamento sozinho, só um profissional poderá auxiliá-lo. O melhor a fazer no caso de uma alergia, infelizmente, é não comer o alimento.”

Principais alimentos que causam alergia

Leite:
vilão infantil. Mesmo essencial para as crianças, o leite e seus derivados são a principal causa de alergia nos pequenos;

Ovos: 
vice-campeão.  Ovos e alimentos que os contenham na receita (como certos bolos e massas) também são ameaça para crianças;

Castanhas:
delícia proibida.  Alimentos à base de nozes e castanhas em geral são deliciosos, mas um grande perigo aos alérgicos; a ingestão pode causar choque anafilático

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário