Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pneumologista recomenda beber muita água para evitar efeitos de cinzas vulcânicas na saúde

Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental relacionada à Qualidade do Ar (Vigiar) monitora influência do vulcão chileno sobre o Rio Grande do Sul


A presença da nuvem vulcânica sobre o Estado colocou em alerta a Secretaria Estadual da Saúde, que lançou um boletim com recomendações para pessoas mais sensíveis aos efeitos da poluição atmosférica. As orientações são destinadas especialmente a crianças, idosos e pacientes de doenças crônicas cardíacas ou relacionadas ao aparelho respiratório.

Além de lançar um alerta, a equipe de Vigilância em Saúde Ambiental relacionada à Qualidade do Ar (Vigiar), ligada ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde, informou que seguirá monitorando a influência do vulcão sobre o Rio Grande do Sul.

Conforme o pneumologista da Santa Casa da Capital Paulo Goldenfum, as orientações divulgadas ontem são importantes para evitar possíveis efeitos do aumento da poluição no ar provocado pelo vulcão Puyehue.

— Eu mesmo, que não sou portador de doença alérgica ou doença crônica, tive irritação nas mucosas ocular e nasal nos últimos dois dias. Portadores de doenças crônicas como asma ou rinite alérgica podem ter uma irritação aumentada e desencadear crises de asma, piora da rinite ou até conjuntivite alérgica — observa Goldenfum.

Além de beber bastante água, conforme orienta o boletim da Saúde, o médico recomenda manter os ambientes úmidos, com uso de recipientes com água ou umidificadores.

— Soma-se às cinzas o fato de que estamos na primavera, que já é uma época mais propícia para problemas respiratórios devido à presença do pólen — explica o especialista.

Devido a essa combinação entre restos vulcânicos e componentes biológicos, Goldenfum relata que percebeu um agravamento na condição de saúde de alguns pacientes nos últimos dias. Ele observou que os sintomas de males como rinite e outros tipos de alergia se tornaram mais severos em algumas pessoas desde que a nuvem cinza cobriu boa parte do Rio Grande do Sul.

— Foi possível detectar essa mudança no consultório. É importante tomar precauções para não agravar a condição de saúde — afirma o pneumologista da Santa Casa.

Recomendações
Confira as orientações divulgadas pela Secretaria Estadual da Saúde para evitar problemas decorrentes da presença de cinzas na atmosfera:

:: Mantenha-se hidratado, tome pelo menos dois litros de água por dia;

:: Evite esforço físico desnecessário (principalmente os grupos mais vulneráveis à poluição atmosférica);

:: Pneumopatas e cardiopatas devem redobrar a atenção no uso de seus medicamentos de costume e seguir as recomendações médicas para que os sintomas não aumentem e a doença não se agrave;

:: Portadores de asma, rinite, broquite e enfisema devem seguir o uso de medicamentos rotineiros de controle das enfermidades para que os sintomas não aumentem;

:: As pessoas que usam lentes de contato devem ficar atentas com o maior ressecamento dos olhos;

:: Efeitos na saúde devido à exposição às cinzas provavelmente serão passageiros. Em caso de necessidade, procure atendimento em uma Unidade Básica de Saúde.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário