Pesquisa revela que droga usada na forma tópica consegue reduzir risco de infecção pelos dois vírus
Uma nova pesquisa revela que o gel vaginal capaz de proteger contra o HIV também é eficaz contra o vírus do herpes. O estudo, conduzido por cientistas da Bélgica, Itália e dos Estados Unidos, foi publicado no periódico científico Cell Host and Microbe.
O tenofovir _droga muito usada na terapia contra o HIV na forma oral _já havia se mostrado eficaz como gel vaginal num estudo que envolveu 900 mulheres sul-africanas. O medicamento inibe uma enzima necessária para a produção de cópias do vírus.
A pesquisa constatou que, além de diminuir significativamente a transmissão pelo HIV, o gel reduziu o risco de infecção pelo vírus do herpes. Anteriormente, a droga não havia se mostrado eficaz contra essa doença.
Para os cientistas, a diferença de concentração da droga via oral e aplicada topicamente pode explicar os benefícios alcançados contra o herpes.
"Nossos dados e os princípios terapêuticos do estudo são importantes para o desenvolvimento de novas formulações e protocolos de administração", afirma Leonid Margolis, do National Institute of Child Health and Human Development, nos Estados Unidos, um dos autores do trabalho.
A infecção pelo HIV costuma ser associada a outras doenças sexualmente transmissíveis, como herpes. A contaminação por esse vírus aumenta o risco de contrair HIV e tem impacto negativo no desenvolvimento da doença.
Por isso é tão importante identificar compostos capazes de matar vários micro-organismos ao mesmo tempo.
Fonte estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário