Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Parar de fumar melhora qualidade de vida do ex-fumante

Além dos benefícios à saúde, parar de fumar pode melhorar o bem estar psicológico do ex-fumante, afirmam pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos EUA.

De acordo com os autores, aqueles que conseguem parar de fumar se sentem mais satisfeitos com a vida de forma geral, tanto um como três anos após largarem o vício, em comparação àqueles que continuam fumando durante o mesmo período.

Publicado no periódico Annals of Behavioral Medicine, o estudo envolveu 1,5 mil fumantes que ingressaram em um tratamento para largar o vício. Os pesquisadores avaliaram aspectos relacionados à qualidade de vida geral (saúde, auto-estima, filosofia de vida, padrão de vida, trabalho, lazer, aprendizagem, criatividade, serviço social, relações amorosas, amizades, relacionamentos com as crianças, as relações com familiares e amigos), emoções positivas e negativas e ocorrência de estresse. Os voluntários foram acompanhados durante três anos.

Os fumantes acreditam que sua qualidade de vida pode diminuir com a cessação do fumo. Entretanto, os pesquisadores descobriram que, a longo prazo, aqueles que alcançaram a meta de largar de vez o cigarro não passaram por diminuição da qualidade de vida, ao contrário, sentiam-se mais felizes e satisfeitos com suas vidas em comparação àqueles que desistiram do tratamento.

“Alguns fumantes acreditam que parar de fumar irá afetar seu bem estar, uma vez que isso interfere diretamente na quebra de rotinas, nos relacionamentos, perda de prazer relacionada ao tabagismo, cessação ou porque os priva de uma estratégia de enfrentamento. Mas nossos resultados mostram evidências claras que, no longo prazo, essas pessoas serão mais felizes e satisfeitas do que se não tivessem parado”, concluem os autores.

Fonte O que eu tenho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário