Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Tintura pode ser responsável por cabelo “ruim”

Quem é mulher sabe (homens vaidosos também): tem dia que o cabelo simplesmente não quer colaborar e ficar bonito, não importa o que você faça.

Agora, pesquisadores descobriram que pintar/tingir o cabelo pode aumentar a chance de você ter um dia desses.

Eles fizeram uma análise microscópica dos cabelos que revelou que os produtos químicos usados para descolorir ou tingir o cabelo podem retirar a camada oleosa natural que o reveste.

Isso, por sua vez, pode deixar cada fio de cabelo eletricamente carregado e reduzir sua capacidade de ser parcialmente a prova d’água, ou seja: fica difícil “domar” a cabeleira.

Segundo a Dra. Frauke Neuser, que participou do estudo, o cabelo ficou altamente carregado depois de uma ou duas aplicações de tintura. “O cabelo que nunca foi colorido tem uma camada protetora que o impermeabiliza. É o mesmo tipo de camada que permite que os cães se agitem e se sequem depois de nadarem, por exemplo”, diz. “Quando o nosso cabelo é pintado ou descolorido, a reação química remove esta camada quase completamente. Não há como criar uma nova camada sem que nasça cabelo novo”, explica.

Como resultado, o cabelo se torna carregado negativamente e fica “grudado” quando molhado – isso muda a forma como ele se comporta, ficando mais difícil de pentear e se assemelhando a “palha”.

Os pesquisadores também descobriram que o uso de shampoos e condicionadores tradicionais não consegue reparar os danos ao cabelo porque os produtos químicos que contêm, como o silício, não agem em cabelo carregado negativamente. “A maioria dos produtos é lavado e tem pouco efeito sobre o cabelo”, conta a Dra. Neuser.

Os cientistas também têm uma solução para o problema: cristais líquidos, feitos a partir de um produto químico usado no tratamento de águas residuais, juntamente com detergente como moléculas, que mantém o cabelo colorido. Tal fórmula será usada em shampoos e condicionadores em breve.

Fonte Hyperscience

Nenhum comentário:

Postar um comentário