Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Portugal: Saída de médicos fecha Urgência

A saída de médicos do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, para a nova unidade de Loures – que abre ao público em Janeiro de 2012 –, obriga ao fecho antecipado do serviço de urgência daquela unidade.

Ainda este mês, a partir do dia 27, os doentes urgentes passam a ser assistidos num hospital que já se debate com graves problemas de falta de médicos e excesso de doentes, o São José.

Também os doentes urgentes com problemas de ossos (ortopedia), mentais (psiquiatria) ou com outros problemas de doença crónica (medicina interna) serão assistidos no São José, segundo o Ministério da Saúde.

Já os doentes cardíacos da Unidade de Intervenção Vascular e da consulta de Cardiologia passam a ser assistidos no Hospital de Santa Marta.

Diana Póvoas, delegada sindical da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), afirmou ao CM que será "muito difícil manter a qualidade dos cuidados de saúde" no Curry Cabral com a saída das equipas para outras unidades do Centro Hospitalar de Lisboa Central, designadamente o Hospital de S. José e a nova unidade de Loures.

"Como vai ser possível assegurar as urgências internas?", questiona-se a médica, acrescentando que "só com muito esforço e dedicação" é que os profissionais conseguirão manter os serviços, internamentos e consultas do Hospital Curry Cabral.

Porém, fonte do Ministério da Saúde assegura que "não haverá problemas" com a concentração de doentes e profissionais no Centro Hospitalar de Lisboa Central.

A mesma fonte explica que a Urgência do Centro Hospitalar – São José – "será reforçada com os diversos grupos sócio-profissionais do Curry Cabral, mantendo--se os actuais padrões de qualidade na prestação dos cuidados aos utentes".

Não foi possível apurar quantos profissionais vão sair para a unidade de Loures.

UNIDADES DE QUEIMADOS SEM CAMAS VAGAS
Um doente queimado de Évora foi transferido domingo para a Unidade de Queimados do Hospital de São João, no Porto, porque não havia vagas nos hospitais mais próximos: São José, em Lisboa, e Hospitais da Universidade de Coimbra. A Unidade de Queimados do São José tem oito camas ocupadas e uma em reparação. A unidade precisa de mais quatro cirurgiões. Na unidade dos HUC, três dos 13 doentes queimados estão internados na Cirurgia Plástica por falta de camas.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário