Luís Rodrigues, 12 anos, salvou a mãe, que estava desmaiada, ao ligar o número europeu de emergência 112 e transmitir correctamente os sintomas da mãe ao operador do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). O acto valeu-lhe ainda uma homenagem prestada ontem pela instituição.
O presidente do INEM, Miguel Soares de Oliveira, considera que o jovem é "um exemplo de civismo", salientando que "o seu gesto serviu para salvar uma pessoa".
O responsável enalteceu a presença de espírito de Luís ao manter a calma, prestar atenção às perguntas do operador e executar as indicações prestadas". O operador do INEM que atendeu Luís, Paulo Rebelo, afirmou ao CM que "o diálogo com o jovem permitiu concluir não se tratar de uma chamada falsa".
Luís, que vive com o pai e a irmã no Barreiro, mas está com a mãe aos fins-de-semana, acha que o seu gesto foi "normal". A mãe, Celsa Dantas, de 43 anos, está orgulhosa.
O episódio ocorreu na madrugada de 8 de Maio. Celsa Dantas, diabética e insulinodependente, entrou em hipoglicemia e desmaiou. Por não conseguir despertá-la, Luís ligou o 112.
Fonte Correio da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário