Ser a melhor instituição de saúde para médicos, pacientes e operadoras. Este é o desafio do Igesp que, nos últimos anos cinco anos, investiu em expansões e alta tecnologia
Nos últimos cinco anos o Hospital IGESP investiu cerca de R$100 milhões em obras de expansão, que duplicaram a capacidade de atendimento da instituição, em tecnologia, treinamento das equipes assistenciais e na busca pela certificação nível III da ONA.
A expansão para 206 leitos, sendo 164 de internação e 42 destinados à UTI, alavancou as operações do hospital que prevê para 2011 um crescimento 40% maior em relação ao ano anterior, atingindo o faturamento de R$130 milhões.
Os investimentos realizados pelo hospital que mais se destacaram estão na área de TI. O Igesp desenvolveu um sistema próprio de gestão clinica e administrativa que envolve também os sistemas de RIS/PACS, rastreabilidade e prontuário eletrônico, ainda em fase de implantação. Com a entrada do novo sistema o hospital teve que substituir todo seu parque tecnológico para poder suportar a quantidade de informação que passou a trafegar pelos ambientes da unidade. Ainda na área de tecnologia, a instituição também investiu em um novo servidor para o back-up das informações geradas. “Já trabalhávamos com o sistema de redundância, mas com o novo sistema e a reformulação do parque tecnológico investimos também em um novo servidor de dados”, completa o superintendente corporativo Esle Luiz Trevizan.
Essa reformulação não afetou apenas a área administrativa, que ganhou mais agilidade no processamento das informações geradas. Alguns equipamentos de imagem tiveram de adaptados à nova tecnologia. “Nós também adquirimos alguns equipamentos digitais mais pesados como como ressonância magnética, hemodinâmica e medicina nuclear”, afirma o executivo do Igesp.
Negócio sustentável
Há 12 anos o hospital vem expandindo sua atuação fora do foco em gastroenterologia e se tornando cada vez mais um hospital geral.
Outra medida adotada pelo hospital para garantir bons resultados financeiros foi a participação em um sistema de compras formado por cerca de 150 hospitais fornecido pela Bionexo. “Com este sistema conseguimos uma economia de cerca de 15% no valor dos produtos”, coloca Trevisan.
Controlar os desperdícios da instituição também foi uma maneira de controlar os custos, e para fazer isso o Igesp adotou o controle de desperdícios realizado em toda a área administrativa do hospital, responsável pelo maior índice de perdas da instituição. Medidas como a adoção de processos digitais, por meio do uso da intranet, o reaproveitamento de papel e a gestão inteligente de recursos. “A maior parte do desperdício em termos de volume está concentrada na área administrativa, mesmo tendo um volume de compras menor que a área assistencial. No entanto, o consumo desnecessário de papel, tinta de impressora e outros recursos é proporcionalmente maior”, ressalta Trevisan.
O executivo conta que mesmo saindo de uma forte onda de investimentos o Igesp já planeja novas invstidas em sua infraestrutura para 2012 e irá aplicar cerca de dez milhões de reais na aquisição de novos equipamentos, atualização e capacitação do corpo clínico e de enfermagem, além da reforma de seu departamento administrativo. “Para o próximo ano temos pretendemos crescer aproximadamente 30%. Nossos desafios são eternos, e o principal é melhorarmos cada vez mais para sermos referência no mercado de saúde e prestar um serviço de qualidade com baixo custo para as operadoras”, finaliza Trevisan.
Fonte SaudeWeb
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