Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Alimentos gordurosos são fatores de risco para a depressão

Doença afeta cerca de 120 milhões de pessoas no mundo

Uma pesquisa, realizada por cientistas da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e da Universidade de Navarra, fez um importante alerta para pessoas que sofrem ou tem propensão à depressão: quem consome alimentos gordurosos tem mais risco de sofrer a doença.

A depressão afeta cerca de 120 milhões de pessoas no mundo e o conhecimento do papel que a alimentação exerce no desenvolvimento da doença ainda é pouco conhecido.

Sabe-se que alguns alimentos, como as vitaminas do tipo B, os ácidos graxos e o azeite de oliva, exercem um efeito preventivo. Mas o contrário, alimentos que podem propiciar ou reforçar os sintomas da depressão nunca tinham sido apontados.

Participaram do estudo 8.964 voluntários sem diagnóstico de depressão. Durante seis anos os participantes foram acompanhados pelos cientistas que responderam questionários anuais sobre seus hábitos de vida e hábitos alimentares. Ao final do estudo 493 voluntários receberam diagnóstico de depressão ou estavam fazendo uso de antidepressivos.

Os que fizeram maior ingestão de gordura apresentaram maior propensão a desenvolver a doença, principalmente os que fizeram uso de produtos fast-food. Uma explicação para isso pode estar na grande quantidade de gorduras trans encontradas nesses alimentos que pode afetar o organismo de diferentes formas.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário