Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Incontinência urinária afeta três em cada 10 mulheres com mais de 60 anos

Problema pode trazer consequências psicológicas graves, como depressão

Três em cada 10 mulheres acima de 60 anos sofrem de incontinência urinária, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia. Entre homens da mesma faixa etária, o índice chega a 10%.

— É uma condição que precisa ser tratado e está diretamente relacionado à qualidade de vida. Levantar durante a noite para ir ao banheiro, deixar de sair de casa e ficar deprimido são problemas comuns entre os pacientes — diz o urologista Gustavo de Alarcon, que atua nos hospitais São Luiz e Santa Virgínia.

Estudos realizados na década de 1990 mostram que a incidência de depressão em mulheres com incontinência urinária é maior quando comparada a população em geral.

— O número de idosos vêm aumentando mundialmente e é imprescindível a orientação à família e aos próprios pacientes para garantir melhor qualidade de vida para essas pessoas. Embora poucas mulheres se queixem espontaneamente sobre a perda involuntária de urina, esse problema pode ser diagnosticado no consultório médico, durante a realização de uma história clínica e exame físico cuidadosos — conta Alarcon.

O tratamento para incontinência urinária é realizado com exercícios de reabilitação do assoalho pélvico ou até mesmo via tratamento cirúrgico.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário