Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Equipe dos EUA descobre gene capaz de prever felicidade das mulheres

Trabalho pode ajudar a explicar por que as mulheres são, muitas vezes, mais felizes do que os homens

Cientistas da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, descobriram um gene capaz de prever a felicidade das mulheres.

A descoberta pode ajudar a explicar por que as mulheres são muitas vezes mais felizes do que os homens.

O líder da pesquisa Henian Chen e seus colegas mostraram que a baixa expressão do gene monoamina oxidase A (MAOA) está associada com maior auto relato de felicidade em mulheres. Este tipo de associação não foi encontrado em homens.

"Este é o primeiro gene da felicidade para as mulheres. Ficamos surpresos com o resultado, porque a baixa expressão de MAOA tem sido relacionada a alguns resultados negativos, como agressividade, alcoolismo e comportamento antissocial", afirma Chen.

Enquanto os homens apresentam taxas mais elevadas de transtornos de humor e ansiedade, as mulheres tendem a relatar felicidade maior em geral na vida do que os homens. A razão para isto não é clara. "Esta nova descoberta pode ajudar-nos a explicar essa diferença de gênero", afirma Chen.

O gene MAOA regula a atividade de uma enzima que quebra serontin, dopamina e outros neurotransmissores no cérebro, alvos de muitos antidepressivos. A baixa expressão do gene MAOA promove níveis mais elevados de monoamina, que permite que grandes quantidades de neurotransmissores fiquem no cérebro e melhorem o humor.

Os pesquisadores analisaram dados de 345 pessoas, 193 mulheres e 152 homens. O DNA dos participantes foram analisados para variação do gene MAOA e os níveis de felicidade auto relatada foram marcadas por uma escala amplamente utilizada.

Depois de controlar vários fatores, a equipe descobriu que mulheres com baixa expressão de MAOA foram significativamente mais felizes que outras. Em comparação com as mulheres com nenhuma cópia da versão de expressão de baixo do gene MAOA, as mulheres com uma cópia pontuaram mais alto na escala de felicidade e aquelas com duas cópias aumentaram sua pontuação ainda mais.

Embora um número substancial de homens carreguem uma cópia da versão "feliz" do gene MAOA, eles não relataram mais felicidade do que aqueles sem a variação.

Os pesquisadores suspeitam que a diferença possa ser explicada em parte pelo hormônio testosterona, encontrado em quantidades muito menores nas mulheres que nos homens. Chen e seus coautores sugerem que a testosterona pode anular o efeito positivo do MAOA sobre a felicidade em homens.

A equipe afirma que mais pesquisas são necessárias para identificar quais genes têm influência específica sobre o bem-estar subjetivo, especialmente uma vez que estudos de gêmeos estimam que fatores genéticos são responsáveis por 35 a 50% da felicidade humana.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário