Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Saiba mais sobre a H1N1 e como se prevenir

Gripe suína voltou em 2012 e já matou quase 300 pessoas. Cuide-se!

A Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, teve um pico de disseminação em 2009, teve uma retração, mas voltou a assustar com casos no Brasil neste ano — 284 até agora, desde o início de janeiro.

O pico de óbitos aconteceu na segunda metade de junho. Entre 17 e 23, 46 das pessoas que morreram apresentaram indícios de sintomas. Desde então, o número de mortes tem desacelerado, mas não cessou.

Saiba mais sobre a doença, os sintomas, a forma de contaminação e contribua para que este ritmo continue desacelerando!

Como alguém contrai a H1N1?
Sua transmissão ocorre da mesma maneira à da gripe comum, ou seja, de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Há algum público mais suscetível ao vírus?
Os públicos que são suscetíveis são os idosos, a partir de 60 anos, os profissionais de saúde, a população indígena, que é sempre vulnerável as outras doenças, crianças menores de dois anos e gestantes.

Quais são os principais sintomas?
Os sintomas da gripe suína são muito parecidos com os da gripe comum. Mas, em geral, eles são mais fortes e mais difíceis de serem controlados. Fique atento se tiver febre acima de 38ºC, tosse, dores nas articulações, de garganta e de cabeça, prostação, dificuldade respiratória e vômitos. Evite tomar remédios por conta própria e procure um médico, de preferência, nas primeiras 48 horas do surgimento dos sintomas.

O clima seco pode favorecer a disseminação da H1N1?
Infelizmente, sim. Neste período a transmissão do vírus H1N1 pode se intensificar, assim como outras doenças respiratórias. Por isso o Ministério da Saúde fez um alerta para todas as secretarias estaduais, para os profissionais de saúde, para que eles receitem o remédio Oseltamivir (Tamiflu) para o paciente que apresentar síndrome gripal. Este medicamento é fundamental neste caso, pois ele mostra se o vírus H1N1 vai evoluir para um caso grave ou para óbito.

A vacina contra a gripe suína é a mesma contra a gripe comum?
A vacina é trivalente, ou seja, ela é composta por três vírus: Vírus Similar (Influenza A)/Califórnia/7/2009 (H1N1), Vírus Influenza A/Perph/16/2009 (H3N2), Influenza B/Prisbani/60/2008. Para a produção da vacina, em setembro, a OMS avalia quais são os vírus que mais circularam no hemisfério sul para poder dizer quais são os vírus que irão compor o coquetel da vacina. Devido à pandemia de 2009, o vírus do H1N1 é obrigatório fazer parte da vacina contra a gripe.

Como diferenciar um simples resfriado de uma gripe?
Resfriado é infecção simples de nariz e garganta, causada por vários tipos de vírus (sendo o rinovírus o mais comum). Os sintomas são nariz escorrendo e espirros, mas tosse seca, febre baixa e dor de cabeça leve também podem aparecer. Geralmente, ela dura de 5 a 7 dias, e repouso e hidratação são os melhores remédios.

Já gripe é infecção do sistema respiratório, causada pelo vírus influenza. Se não for tratada direito, vira pneumonia. Causa febre alta (acima de 38ºC), dor no corpo, mal estar, dor muscular, tosse com catarro, coriza, dor de garganta e de cabeça. Pode durar até duas semanas. Melhor forma de prevenção é a vacina, mas, se você contrair, é alívio dos sintomas com analgésicos e antitérmicos, além de inalação. Se for Gripe A H1N1, o remédio é o Tamiflu.

O que é mito sobre a H1N1?
Primeiro, a vacina não estimula a gripe. Isso é mito. Além disso, dizer que a população não se vacinou em 2012 também é mentira, porque a procura pela vacina aumentou, principalmente em clínicas particulares. Outro mito é que a vacina tem ação imediata: ela demora três semanas para começar a proteger, e dura apenas um ano. Pessoas imunizadas também podem ficar gripadas – e a vacina não é uma “blindagem” 100% garantida. Caso você contraia a doença, não há outro medicamento que não o Tamiflu.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário