Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Tabaco acelera envelhecimento da pele

Dia 29 de agosto é o Dia de Combate ao fumo. No Brasil, mais de 350 fumantes e ex-fumantes morrem diariamente devido as principais doenças causadas pelo tabagismo, como câncer e enfermidades pulmonares e cardíacas. O dado é de uma pesquisa realizada pela Fiocruz a pedido da ONG ACT (Aliança de Controle do Tabagismo).

A expectativa de vida das mulheres fumantes é reduzida em 4,5 anos e dos homens fumantes em cinco anos. Além de causar graves doenças, o tabagismo deixa marcas visíveis no corpo de quem fuma.

Os componentes químicos presentes no cigarro – quase cinco mil – afetam diretamente a pele. O fumo provoca a contração dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue, a cicatrização da pele e intensificando a olheira. A pele dos fumantes também fica mais seca, pálida e com mais rugas. “A nicotina e todas as substâncias que compõe o cigarro provocam alterações na produção de colágeno e elastina, proteínas responsáveis pela elasticidade da pele”, aponta o empresário do setor de cosméticos Ricardo Prado.

Com menos elasticidade, a pele fica enrugada e com menos firmeza, especialmente na área dos olhos. As lesões que o tabaco causa ao organismo aceleram o envelhecimento como um todo, pois o cigarro reduz a quantidade de antioxidantes no corpo. “O uso de cosméticos que favoreçam a produção e a síntese de colágeno e elastina e sejam eficazes no combate aos oxidantes contribuiu para melhorar a saúde da pele dos fumantes. Os resultados são potencializados quando o indivíduo consegue largar o vício”, observa.

Alguns danos à pele provocados pelo fumo são permanentes, como a flacidez e as marcas de expressão ao redor da boca, mesmo que a pessoa pare de fumar. O cigarro ainda compromete o sistema imunológico e a pele fica mais suscetível à psoríase, lúpus, acne, câncer de pele e outras enfermidades. “O tabaco também piora a celulite devido à má circulação sanguínea e a dificuldade de oxigenação das células, deixa a pele desidratada e altera as suas estruturas mais profundas”, ressalta.

Fonte Corpo Saun

Nenhum comentário:

Postar um comentário