Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Depressão dificulta capacidade de diferenciar emoções negativas

Pessoas com depressão têm mais dificuldades em diferenciar emoções negativas, mas a mesma facilidade em identificar emoções positivas que pessoas saudáveis. Para autor do estudo, este seria um mecanismo natural de enfrentamento à condição.
 
Pessoas diagnosticadas com depressão experimentam sentimentos de tristeza, raiva, medo ou frustração, que interferem no seu dia a dia. Não ser capaz de identificar e distinguir entre as emoções negativas nos impede de enfrentar e descobrir a origem destes sentimentos. A hipótese defendida pelo psicólogo Demiralp Emre, autor do estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, era a de que as pessoas com depressão seriam menos capazes de discernir entre estes sentimentos. Essa dificuldade pode atrapalhar o processo de cura em uma psicoterapia, por exemplo.
 
Para testar a hipótese, ele e sua equipe recrutaram um grupo de 106 pessoas, metade diagnosticada com depressão e a outra metade não. Durante uma semana eles usaram um aparelho para gravar e reportar o que estas pessoas sentiam durante o dia. Eles deveriam classificar seus sentimentos em sete tipos de emoções negativas (tristeza, ansiedade, raiva, frustração, vergonha, nojo e culpa) e quatro emoções positivas (alegre, animado, alerta e ativo) em uma escala que variava de 1(pouco) a 4 (muito).
 
Segundo os resultados publicados no periódico Psychological Science, entre as emoções negativas, houve uma tendência geral de que pelos menos duas fossem ranqueadas similarmente (revolta e frustração, por exemplo) em um mesmo momento. De acordo com a metodologia usada, quanto mais emoções são reportadas ao mesmo tempo, menos a pessoa consegue distingui-las.
 
E o grupo com diagnóstico de depressão foi o que mais ranqueou sentimentos negativos simultaneamente, ou seja, eles apresentaram mais dificuldades para estabelecer estas diferenças. Para surpresa da equipe, o mesmo não foi encontrado para as emoções positivas – pessoas com e sem diagnóstico de depressão clínica foram igualmente capazes de diferenciar entre sentimentos positivos. “É possível que as pessoas com depressão consigam distinguir melhor emoções positivas como um mecanismo de enfrentamento”, defende o autor.
 
“Nossos resultados sugerem que ser específico sobre as suas emoções negativas pode ser bom para você”, diz Demiralp. “Poderia ser melhor evitar pensar que você está sentindo algo ruim de forma generalizada. Seja específico. É raiva, vergonha, culpa ou alguma outra emoção? Fazer isto pode ajudar a contornar o sentimento e melhorar sua vida. Este é um dos nossos grandes objetivos em investigar abordagens que facilitem este tipo de inteligência emocional”, finaliza.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário