Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Vitamina C contra a osteoporose?

Vitamina C contra a osteoporose 300x200 Vitamina C contra a osteoporose?  Em um estudo realizado com modelos animais, pesquisadores mostram que suplementos de vitamina C podem prevenir a perda óssea, protegendo ativamente contra a osteoporose.
 
A pesquisa, da Universidade Mount Sinai, nos EUA, foi realizada em fêmeas de ratos de laboratórios que tiveram seus ovários removidos, um procedimento conhecido por reduzir a densidade óssea. A estes animais, os pesquisadores deram grandes quantidades de vitamina C.
 
Os resultados, publicados no periódico PLoS ONE, mostraram que quanto mais vitamina C os animais recebiam, maior a densidade óssea. Eles compararam os resultados com um grupo controle – de fêmeas saudáveis – e outro grupo que também teve os ovários retirados, mas não receberam vitamina C. Este último grupo apresentou uma densidade mineral óssea muito baixa ao final do período do estudo.
 
“O que este estudo mostra é que grandes doses de vitamina C, quando ingeridas por via oral por ratos e de forma ativa, estimulam a formação óssea para proteger o esqueleto”, diz Mone Zaidi, líder da pesquisa. “Sabe-se há algum tempo que a baixa quantidade de vitamina C pode causar escorbuto e ossos frágeis, e que a maior ingestão de vitamina C está associada a uma maior massa óssea nas pessoas”, completa.
 
Para o autor, apesar dos resultados, mais pesquisas são necessárias para descobrir se os suplementos de vitamina C podem mesmo ajudar a prevenir a osteoporose nos seres humanos. “Se assim for, as descobertas podem ser, em última análise, úteis para países em desenvolvimento onde a osteoporose é prevalente e os medicamentos utilizados para o tratamento padrão são escassos e caros”, conclui.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário