Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Exames: Colecistografía, radiografia da vesícula biliar, radiografia seriada da vesícula biliar. (Código AMB: 4.09.01.13-0)

Material a ser analisado: Imagem obtida do conteúdo e da morfologia das paredes da vesícula biliar e das vias biliares principais.
 
Objetivo do exame: O método é utilizado para detectar problemas no funcionamento hepático, mais especificamente, detecta anormalidades do conteúdo da vesícula biliar, incluindo cálculos biliares e tumores, assim como defeitos das paredes da vesícula. Também podem ser detectadas anormalidades do trajeto do colédoco (canal que une a vesícula ao duodeno).

Credibilidade do exame: Altamente confiável.

Tempo gasto para realização do exame: 1 hora.
 
Preparação do paciente: Embora nem todos os médicos estejam de acordo com isto, o almoço do dia anterior ao exame deve ser rico em gorduras (ovos, manteiga, leite, carnes, etc.); na parte da tarde, ingerir uma refeição sem gordura (fruta, pão, carne magra e líquidos); duas horas mais tarde, tomar seis comprimidos que contenham a substancia de contraste.
 
Após tomar estes comprimidos, não se deve ingerir nenhum alimento ou líquido, até após a realização das radiografias.
 
Tempo necessário para obter resultados: 1 hora.

Método utilizado para obter os resultados: Assim que o contraste é ingerido, ele preenche todo o conteúdo da vesícula e isto torna possível descobrir os cálculos biliares e outras anormalidades, que não podem ser vistas em radiografias diretas. São realizadas pelo menos duas radiografias; a segunda uns 15 minutos após a ingestão de algum alimento, para produzir a contração da vesícula biliar.
 
Valores normais: A radiografia mostrará as estruturas normais de acordo à idade do paciente, sem cálculos. Devido a seu alto custo, e ao risco da exposição aos raios X, nos últimos anos este exame tem sido cada vez menos indicado, sendo em geral, substituído pela ecografia abdominal.
 
Resultados anormais: Podem ser vistos cálculos biliares, tumores, inflamação, colecistite aguda, colecistite crônica, acotovelamentos da vesícula, algumas vezes pode-se visualizar a via biliar principal, ou colédoco, onde também são observadas, a existência ou não de cálculos, ou de anormalidades no seu interior.

Situações que podem alterar o resultado do exame: Falta de absorção intestinal da substancia de contraste.
 
Fontes:
- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004
- Grainger & Allison's Diagnostic Radiology: A Textbook of Medical Imaging, 4th ed., 2001.
 
Por Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário