Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Amamentação pode evitar óbito de 1 milhão de crianças anualmente

422113 media 10730 27532 Amamentação de gêmeos: como fazer, dicasPor Rádio ONU

As Nações Unidas marcam, até o dia 7 de agosto, a Semana Mundial de Amamentação. Segundo o Fundo da ONU para a Infância (Unicef), 1 milhão de crianças podem ser salvas, por ano, caso recebam o leito materno nos primeiros meses de vida. Os óbitos se referem a países em desenvolvimento, como o Brasil.

Em 2012, a Semana Mundial de Amamentação também comemora 20 anos de existência. A amamentação ajuda ainda a prevenir doenças como diarreia e pneumonia, que matam milhões de crianças todos os anos.

Apesar destas vantagens, os níveis globais de amamentação continuam estagnados nos países em desenvolvimento. Em 2010, apenas 39% das mães amamentavam, 7% a mais se comparado ao resultado de 1995.

Em entrevista à Rádio ONU, de Luanda, o representante do Unicef em Angola, Koen Vanormelingen, falou sobre os benefícios do leite materno. "Tem benefícios tanto físicos como econômicos para as mães. Uma mãe que amamenta fica protegida contra o câncer de mama. A incidência deste cancro entre as mulheres que tenham amamentado é menor, e o argumento final é que é muito mais barato. A amamentação é gratuita", explicou.

O diretor-executivo do Unicef, Anthony Lake, ressaltou que se a amamentação fosse melhor promovida, mais crianças seriam salvas. Ele observou ainda que muitas mulheres ficam expostas ao que chamou de "marketing agressivo das fórmulas substitutas do leito materno."

Fonte ecodesenvolvimento.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário