Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Exames: Angiotomografia de aorta - abdominal e torácica (código da AMB 4.10.01.18-4 e 4.10.01.17-6)

O que é o exame: método de imagem que utiliza radiação emitida por um equipamento de tomografia computadorizada e um material de contraste com injeção intravenosa. Múltiplas imagens são detectadas por receptores, permitindo a visão da aorta abdominal e/ou torácica em vários níveis, após reconstrução em computador.

Para que serve: investigação de doenças da aorta abdominal e torácica, como estenoses, aneurismas e dissecções. O exame é muito sensível à presença de cálcio na parede arterial.

Instruções para a realização do exame: objetos metálicos devem ser removidos. O médico deve ser informado pelo paciente em caso de história de doença cardíaca, asma, diabetes, doença renal ou problemas tireoideanos, pois são condições que podem aumentar o riso de efeitos adversos do contraste. Mulheres devem informar a possibilidade de gravidez por se tratar de um exame que utiliza radiação.

Fonte Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário