Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Prender o espirro pode causar sinusite

Acúmulo progressivo da secreção dentro do nariz prejudica a saúde

Por meio do espirro, são eliminadas secreções e as vias aéreas são limpas. O ar que sai de um espirro pode atingir uma velocidade superior a 160 quilômetros por hora. Porém, quando seguramos esse ato involuntário, a pressão pode se voltar para dentro da cabeça, podendo provocar tontura e até inflamações.

Carolina Mello, otorrinolaringologista do Grupo Hospitalar Conceição, explica o que pode acontecer.

— Isso vai gerando um acúmulo progressivo da secreção dentro do nariz, facilitando que esse acúmulo se estenda para os seios da face e possa causar uma sinusite. Então, o ideal é que realmente o espirro ocorra normalmente e que além disso seja feita uma higiene nasal, de preferência com soro fisiológico para eliminar a secreção — explica.

A especialista recomenda colocar a mão ou um lenço na frente do nariz quando formos espirrar, para não espalhar a secreção, que pode contaminar quem está em volta.

Para Alan Wild, professor de otorrinolaringologia da Universidade Saint Louis, fechar o nariz não é recomendável.

— A pressão pode causar vertigem ou até romper o tímpano — ressalta.

O que pode acontecer?
:: Machucar o diafragma.

:: Romper um vaso de sangue na córnea, machucando seus olhos.

:: Romper seu tímpano, perdendo a audição ou, em casos menos graves, ficar com vertigem e tontura.

:: Enfraquecer um vaso sanguíneo do cérebro, fazendo com que ele se rompa posteriormente, quando a pressão sanguínea sofrer alguma elevação.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário