Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Artrose atingirá 12,3 milhões de pessoas no Brasil até 2015

Problema causado pela degeneração das cartilagens das articulações já afeta 5,2% da população brasileira, apontou pesquisa

Número de brasileiros com artrose no País deve crescer 23% nos próximos 3 anos. A doença, que afeta as cartilagens das articulações, já atinge 10 milhões de brasileiros.

Um levantamento apresentado hoje (2) em São Paulo alerta para um prognóstico alarmante: em 2015 serão 12,3 milhões de pessoas a conviver com as dores e as dificuldades e limitações impostas pela doença.

Para o estudo foram entrevistados 2.282 médicos, que forneceram informações estatísticas sobre a doença e seu tratamento na prática clínica. Os dados encontrados mostraram que a artrose é mais prevalente nas articulações do joelho e do quadril – estas são as áreas que articulares que suportam as maiores cargas.

Também conhecida como osteoartrite, a artrose é uma doença causada por diversos fatores, entre eles o excesso de peso – um problema crescente em todo o mundo – e a ocorrência de lesões na articulação afetada.

O problema pore começar com uma pequena fissura na cartilagem. Com o envelhecimento e conforme o esforço exigido da região afetada, a lesão cresce e pode provocar o amoleciamento do tecido que envolve a articulação, perda de cartilagem e diminuição do espaço articular entre os ossos – eles passam a se chocar entre si, o que pode provocar um processo de esclerose no osso, além do aparecimento de cistos. Quando a doença chega a estágios avançados, em muitos casos a única solução é a substituição das articulações por próteses.

“A artrose é uma doença extremamente incapacitante. E nossa população está envelhecendo, estamos vivendo mais tempo com a doença. É preciso evitar ao máximo a colocação de prótese no paciente”, diz a fisiatra Pérola Grinberg Plapler.

Brasil está em 2º lugar entre os países com mais afetados pela artrose no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. No entanto, apenas 42% dos pacientes têm o diagnóstico, apontou o levantamento. O restante, nem sabe que tem a doença, apesar de ela ser facilmente diagnosticada por meio de exames clínicos e de imagem.

Embora as mulheres sejam mais afetadas pela artrose do que os homens – em média, 5% a mais – neles a doença aparece mais cedo. O número se iguala, porém, quando elas entram na menopausa. A artrose é mais frequente nas faixas etárias acima dos 30 anos, com maior significância na população acima dos 60. Segundo o levantamento, 69% dos pacientes com atrose estão em tratamento, um número que pode chegar a 76% em 2015.

Combatendo a doença
O tratamento com melhor resultado precisa combinar exame clínico adequado, medicamentos e um lado não-farmacológico que inclui conscientizar corretamente o paciente, além da realização de exercícios físicos. “Quando a cartilagem diminui, o ligamento fica frouxo. Se tem músculos fortes, eles funcionam como borracha, absorvem o impacto e seguram os ligamentos no lugar. A pessoa ganha mais estabilidade. Além disso, o exercício físico ajuda a hidratar a cartilagem, fazendo com que ela fique mais maleável”, explica Pérola.

A fisiatra indica a musculação, porque nela é possível controlar a intensidade, a carga e a amplitude do movimento. Além disso, fortalece o músculo e evita o excesso de exercício, que também faz mal. Alongamento, ressalta a especialista, é essencial. “Ele dá liberdade para a articulação. O músculo encurtado puxa o osso, pressionando a articulação, podendo levar à dor e ao desgaste”, explica

O remédio utilizado serve, em geral, para aliviar a dor, que atinge quase 100% dos pacientes. É preciso, também, evitar a automedicação. “Os pacientes fazem uso de analgésicos comuns e antiinflamatórios. Mas utilizar esses medicamentos, principalmente a longo prazo, como é no caso da doença, pode trazer problemas futuros. Por isso, é preciso ser cauteloso e procurar um médico”, aconselha Ibsen Coimbra, reumatologista e um dos coordenadores do estudo.

O estudo foi feito pelo laboratório farmacêutico Zodiac, em parceria com quatro importantes sociedades médicas: Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário