Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Bebidas cítricas ajudam na absorção do ferro pelo organismo

Nutricionista recomenda suco de laranja, limão ou acerola durante as refeições

Comer feijão faz bem para a saúde porque ele é rico em ferro. Mas, para o organismo absorvê-lo corretamente, é preciso uma ajudinha da vitamina C. A nutricionista Rafaela Isis Reis Allevato, do Hospital San Paolo, explica que bebidas cítricas auxiliam no processo de absorção do ferro.

— Recomendamos que durante as refeições as pessoas bebam um pouco de suco de laranja, limão ou acerola — indica a nutricionista.

Assim como há alimentos que ajudam, há outros que prejudicam a absorção do ferro. Segundo Rafaela, o cálcio contido em alimentos lácteos é prejudicial quando consumido durante ou após as principais refeições, por exemplo.

— Leite, flans e iogurtes não devem ser servidos às crianças como complemento das refeições — ressalta a nutricionista.

O ferro é um mineral essencial para que o organismo funcione corretamente e é encontrado em maior quantidade em alimentos como fígado, vísceras e carne vermelha. A ausência do mineral pode causar problemas como irritabilidade, distúrbios digestivos, tontura e falta de apetite e pode ainda estar associada à queda de cabelo, unhas quebradiças e pele seca.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário