Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Rio de Janeiro bate recorde na captação de órgãos e supera meta do MS

Até o momento, 134 doadores foram conquistados pela equipe do Programa Estadual de Transplantes em 2012

O estado do Rio de Janeiro acaba de bater um recorde histórico na captação de órgãos para transplantes. Até o momento, já foram 134 doadores conquistados pela equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET) em 2012. Para se ter uma ideia da importância desse resultado, em todo ano de 2011 foram 121 novos doadores o recorde até então. E não para por aí. O Rio de Janeiro também bateu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para 2013, a de superar 13,6 doadores por milhão de pessoas em todo país.

Hoje, o Rio de Janeiro já tem 14,4 doadores de órgãos por milhão de pessoas. Há dois anos, essa marca era de 4,4 doadores por milhão no estado. Esse resultado medido em números é fruto de um trabalho incansável da equipe do PET, que tem tornado cada vez mais eficiente a captação de órgãos e profissionalizado o trabalho junto às famílias de doadores.

Segundo o coordenador do PET, Eduardo Rocha, o objetivo é reforçar e ampliar ainda mais o trabalho. O foco será descentralizar o processo da Central de Transplantes com a criação dos polos de captação de órgãos em todo o estado.

" Até 2013, o nosso intuito é ultrapassar a faixa dos 22 doadores por milhão de população. O Rio de Janeiro foi o estado que mais cresceu nos últimos dois anos" , diz Rocha.

O Brasil fechou o ano de 2011 com 2.048 doadores. Nos primeiros quatro meses deste ano, o país registrou aumento de 29% no número de doadores (726), comparado ao mesmo período do ano passado (564).

No primeiro quadrimestre de 2012 foram realizados 7.993 transplantes. Um crescimento de 37% comparado ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 5.842. A região Norte registrou aumento de 109% e a região Centro-Oeste teve 103%. O transplante de coração teve crescimento de 61%.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário