Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Atividade física irregular e dor nas costas caminham juntas

Evitar reincidência é maior desafio no tratamento da lombalgia, diz médico

A dor nas costas — lombalgia — é uma das lesões musculares mais comuns em quem faz exercícios físicos esporadicamente — o que, por si só, pode ser tão prejudicial à saúde quanto o sedentarismo, diz o ortopedista Rogério Teixeira da Silva, doutor em medicina esportiva pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

— Se a pessoa quiser fazer uma caminhada, alongamento, atividades leves, tudo bem. O problema é quando ela faz exercícios de alta intensidade e sobrecarga apenas duas vezes por semana, pois pode representar futuras lesões, além de não contribuir em nada para o condicionamento físico — afirma Silva.

No caso da lombalgia, explica ele, o maior desafio não se resume a controlar a dor, que tende a diminuir significativamente em até três semanas, mas a evitar a reincidência.

— A medida imediata a fazer para cessar a dor é parar o treinamento. Se o incômodo persistir, antes de tudo, deve-se procurar um médico para avaliar a extensão do problema, verificar a necessidade de exames complementares para o correto diagnóstico e indicar os tratamentos mais adequados para cada caso — informa o especialista.

Pilates, yoga e RPG (reeducação postural global) ajudam no tratamento, mas se o problema estiver em fase avançada a saída, em geral, é tomar medicamentos anti-inflamatórios.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário