Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Saúde abre leitos de UTI para melhorar atendimento no DF

Brasília – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou ontem (2) da entrega de 27 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) no Hospital de Base, em Brasília. Foi inaugurado também um centro de atendimento a pacientes com problemas neurocardiovasculares com 11 leitos e sala de videomonitoramento.

As ações fazem parte do SOS Emergências, estratégia lançada no ano passado para ampliar a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, 12 hospitais integram o programa. A meta é chegar a 40 unidades de saúde até 2014.

O ministro explicou que as 11 câmeras instaladas na emergência do Hospital de Base têm como objetivo monitorar a qualidade do atendimento. Ele lembrou que a unidade atende também a população do Entorno do Distrito Federal e faltam leitos para todos os pacientes.

“Quase não temos macas no corredor do pronto-socorro, mas, hoje, há nove pacientes em leitos inadequados”, disse. Segundo o ministro, um ano e meio atrás a média era de quase 100 pessoas dos corredores.

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa, informou que duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) devem ser entregues este mês. As unidades deverão desafogar emergências como a do Hospital de Base. Até o final do ano, o Distrito Federal passará de duas para 14 UPAs em funcionamento.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, destacou que o governo enfrenta um sistema de saúde “com passivo de abandono, descaso e desleixo”. Segundo ele, quase 6 mil profissionais de saúde estão sendo chamados para reforçar o quadro de funcionários para melhor os serviços.

Fonte Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário