Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Campanha de vacinação contra o sarampo acaba esta semana

A campanha de vacinação contra o sarampo termina na próxima sexta-feira (30). Crianças com idades entre 1 e 7 anos devem ser levadas aos postos de saúde para a imunização. Quem já foi vacinado pode receber a dose novamente.

Inicialmente, a campanha estava prevista para terminar no último dia 16, mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde por duas semanas.

Segundo o governo, o objetivo é identificar os municípios com cobertura vacinal menor e intensificar a mobilização nessas localidades.

Na primeira fase da campanha, em junho, oito Estados deram vacinas contra a doença: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Sul.

Nestes locais, a campanha foi antecipada devido a um surto de sarampo na Europa. Os Estados foram escolhidos por se tratar de regiões com grande densidade populacional e alto índice de turistas.

Na sexta-feira termina a segunda etapa da campanha, em 18 Estados brasileiros: Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, Santa Catarina e Tocantins.

A imunização contra o sarampo é oferecida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite.

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas até quatro dias após o surgimento delas.


Editoria de Arte/Folhapress

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário