Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Seminário discute papel do gestor ambiental na saúde

A quarta edição do Seminário Hospitais Saudáveis que começa nesta segunda-feira em São Paulo, terá como tema central o papel do gestor ambiental nas organizações de saúde, sua formação, responsabilidades, desafios e oportunidades.

Na principal conferência deste ano, a doutora Kathy Gerwing irá apresentar sua visão sobre os desafios da sustentabilidade e da gestão ambiental nas organizações de saúde, apresentando casos de sucesso e práticas empregadas por uma das maiores organizações de saúde dos EUA. Ela é vice-presidente de Segurança e Meio Ambiente da Kaiser Permanente.

O evento terá ainda 18 palestrantes, distribuídos em seis painéis, em dois dias de discussões, nesta segunda (26) e na terça (27).

Serão alvo dos debates o gerenciamento de RSS em hospitais de ensino, desafios para ampliação da reciclagem, gerenciamento de resíduos em laboratórios clínicos, aplicação da nova legislação sobre dispositivos de segurança na prevenção de acidentes com perfurocortantes, relatórios de sustentabilidade em organizações de saúde e, com especial destaque, o compromisso do setor saúde o banimento dos dispositivos contendo mercúrio, desafio global que está sendo discutido no âmbito do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

Assim como nos anos anteriores, será entregue o prêmio "Amigo do Meio Ambiente" às melhores iniciativas ambientais entre hospitais e unidades de saúde da rede estadual paulista.

HISTÓRICO

O SHS foi criado em 2008 pelo Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo com o objetivo de promover o interesse e o envolvimento de hospitais e demais organizações de saúde em iniciativas de proteção e preservação ambiental, responsabilidade social, saúde e segurança dos trabalhadores e dos pacientes. Essa iniciativa teve como base a parceria com instituições de ensino e pesquisa, organizações científicas e profissionais e, principalmente, prestadores de serviços de saúde, visando a divulgação de experiências bem sucedidas e o debate sobre questões relevantes, integrando abordagens práticas e científicas.

Desde sua primeira edição, o SHS contou com a participação da Unifesp (Universidade Federal Paulista) e da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). O evento recebe uma média de 600 profissionais de saúde e meio ambiente. O SHS estabeleceu uma parceria com a organização internacional Health Care Without Harm, ou, Saúde Sem Dano, como passou a ser chamada no Brasil, que propiciou o intercâmbio de experiências e a participação de palestrantes de diversas partes do mundo em todos os seminários promovidos.

As inscrições para o SHS são gratuitas. As apresentações desta edição, assim como das anteriores, estarão disponíveis no site, onde também é possível conhecer mais sobre o projeto, seus programas e parceiros.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário