Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Piercing pode trazer riscos para a saúde bucal

Principais problemas ocorrem na sua colocação, mas atrito e corrosão podem causar câncer

Febre, principalmente, entre os adolescentes, o piercing oral pode causar danos — que vão de inflamações a lesões cancerígenas na boca. Um estudo realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC) com 395 pessoas com idade entre 18 e 51 anos confirmou os riscos do uso do acessório.

Entre os entrevistados, 6% fazia uso de piercing bucal por tempo que variava entre seis meses e seis anos. Deste total, 50% afirmaram ter percebido algum tipo de alteração na boca.

Segundo a coordenadora da pesquisa Elisabete Rabaldo Bottan, os principais problemas acarretados pelo uso do piercing bucal ocorrem na sua colocação, mas, também, em função do tipo de material do acessório, de repetidos atritos aos tecidos bucais ou, ainda, pela dificuldade em higienizar a cavidade bucal de forma adequada e pela dificuldade em mastigar determinados alimentos.

O uso da peça pode provocar aumento da salivação, sangramento, inflamação, infecção, dificuldade para mastigar e falar, maior vulnerabilidade à cárie, desgaste e fratura de dente, hiperplasia gengival (aumento excessivo do número de células nos tecidos gengivais), traumatismo gengival e danos à estrutura óssea de suporte dos dentes.

— O constante atrito e a corrosão da joia, que causa a liberação de íons metálicos citotóxico, desagregam as células e desencadeia potencial cancerígeno — alerta Elisabete.

Cuidados
Segundo a pesquisadora, é importante ainda lembrar que durante a colocação do piercing, também há a possibilidade de transmissão de diversas doenças, entre elas AIDS, herpes e hepatite. Além disso, o ideal é que, antes de colocá-lo, a pessoa consulte um médico ou um dentista para saber sobre as possíveis complicações e os cuidados com a higiene do local. Alguns problemas de saúde, como diabetes e hipertensão, também devem ser levados em consideração antes de decidir pelo uso do acessório.

Veja os cuidados que devem ser tomados por quem usa piercing na boca:

:: Remova a peça diariamente para limpeza com detergente e álcool;

:: Higienize corretamente dentes e língua;

:: Realize bochecho com solução antisséptica;

:: Diminua ao máximo movimentos da língua na peça durante a fala e mastigação;

:: Visite o dentista assim quer notar qualquer alteração.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário