Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Você tem um “Plano de Carreira”?

Gerir sua carreira de forma assertiva exige um pouco mais do que tomar decisões de forma intuitiva


* Por Waleska Farias

Você inicia sua empreitada no universo corporativo e os desdobramentos o levam a caminhos, os quais nem sempre foram os que você sonhou trilhar. Algumas vezes você tem sorte, outras nem tanto, mas de uma forma ou de outra sua carreira vai evoluindo de acordo com suas escolhas. Cada “tomada de decisão” o coloca diante de um futuro que você mesmo arquiteta. Você, na maioria das vezes, age de forma intuitiva e as coisas vão, apenas, “acontecendo”…

Mas gerir sua carreira de forma assertiva exige um pouco mais do que tomar decisões de forma intuitiva. Requer, antes de tudo, a capacidade de “conhecer a si mesmo” e o discernimento para identificar o que, realmente, acessa sua vocação e estimula sua disposição natural para desempenhar determinado papel. Gerenciar um projeto de estratégias profissionais vai além do que, simplesmente, deixar a carreira acontecer. Requer disciplina e determinação quanto à efetividade de um “plano de ação” que o leve à conquista dos seus objetivos.

No Processo de Gestão de Carreira devem ser abordados todos os conceitos necessários para que você tome as rédeas do seu futuro profissional e conduza os acontecimentos em linha com o que você espera exercer. Definição do seu estilo pessoal, valores centrais, necessidades básicas, interesses prioritários, habilidades, talento e construção de uma imagem condizente com seus objetivos, não podem estar de fora do esquema a ser montado. Esse passo a passo, orquestrado de forma discernida, e a consideração de todos os aspectos envolvidos quanto às demais áreas da sua vida é que tornará possível a realização de seus ideais.

Enquanto plano prático você deverá definir um posicionamento estratégico que será a base da sua plataforma de atuação. Como será tecida sua rede de relacionamento, identificado seu “modelo de sucesso”, elaborada sua missão de vida e selecionados nichos e áreas de interesse em convergência com sua meta de vida. Lembrando, sempre, que: “se você não for fiél aos seus propósitos, niguém será.

Buscar ajuda de um profissional experiente (mentor) que possa guiá-lo nos processos de definição e decisão, na consideração dos aspectos emocionais que permearão as questões ao longo de suas vivências, que o ajude na administração do tempo, clarificação de valores e visualização de novas possibilidades, dará a você o respaldado necessário para que você possa tomar as rédeas do seu futuro com perspectivas de sucesso quanto à sua realização profissional.

* Waleska Farias é Coach e Consultora de Gestão de Carreira & Imagem: www.waleskafarias.com

Fonte dicasprofissionais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário