Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 2 de julho de 2013

Iamspe adota modelo de controle de doenças crônicas em idosos

O programa faz o monitoramento dos idosos à distância
 por meio de contatos telefônicos regulares, além de consultas
 médicas agendadas previamente
Um estudo realizado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) mostrou que 92,2% dos pacientes atendidos por um novo modelo de assistência à saúde de idosos com doenças crônicas melhoraram ou conseguiram manter a doença controlada.
 
O Programa de Gerenciamento do Paciente Crônico tem como mérito evitar o agravamento dos casos e a entrada dessas pessoas em pronto socorros.
 
O programa faz o monitoramento dos idosos à distância por meio de contatos telefônicos regulares, além de consultas médicas agendadas previamente. Nos quatro primeiros do ano foram mais de 9 mil consultas, cerca de 5 mil consultas de enfermagem, 6,5 mil ligações telefônicas e 19 mil entregas de medicamentos. O programa foi implantado em 2008 e é aplicado em 17 Ceamas e no Escritório Regional de Votuporanga.
 
Neusa Nakao Sato, responsável pelo programa, diz que o sucesso da iniciativa é resultado de um novo modelo em que a visão do paciente é integral, uma vez que a maioria das doenças atinge vários órgãos. Há ainda um monitoramento constante do paciente para que as intervenções médicas, quando necessárias, evitem ou retardem o agravamento do quadro.
 
O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, possui em sua rede atendimento em saúde para funcionários públicos o Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, e 17 postos de atendimento próprios no interior (Ceamas). Disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 130 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário