A Telemedicina, o ato de prestação de serviços médicos para os pacientes remotamente, é uma prática que está crescendo rapidamente em todo o mundo. Ela não é apenas utilizada para economizar tempo e dinheiro, mas também pode aumentar a produtividade e permitir que os pacientes recebam tratamento em um ambiente no qual eles estão mais confortáveis, ou seja, sua própria casa.
Por Holger Felgner*
A telemedicina também pode ser colocada em prática utilizando um software de suporte remoto que permite aos postos de saúde e hospitais acessarem os computadores em qualquer local. Médicos especialistas podem, então, dar assistência aos pacientes independentemente de tempo ou distância.
Embora possa parecer uma tecnologia do futuro, esse uso para a telemedicina é algo que está sendo usado de forma bastante comum hoje em dia. Por exemplo:
- Em Israel, uma empresa chamada MediTouch que fabrica dispositivos de captura de movimento para a reabilitação, usa o software de suporte remoto para ajudar os pacientes em diferentes países. A ajuda ao paciente é feita por meio da configuração do dispositivo físico entre o paciente e o computador, enquanto o médico acessa seu computador e controla todas as funções do dispositivo para o processo de reabilitação.
- Na África, há muitos pacientes que vivem em aldeias remotas e que precisam de cirurgiões experientes para realizar tipos específicos de cirurgia. Em muitos casos, o cirurgião mais próximo não é capaz de conduzir uma cirurgia desse tipo sozinho. Utilizando softwares de acesso remoto, cirurgiões especialistas de outros países estão acessando computadores (por exemplo, com os braços robóticos) para auxiliar os cirurgiões em tais casos.
- A colaboração é essencial no mundo da medicina e o software de acesso remoto fornece uma ferramenta bastante útil para os médicos. Um médico na Suécia pode ter um raio-x de um osso quebrado. Embora ele tenha lidado com muitas lesões semelhantes, neste caso específico, é algo que ele nunca viu antes. No entanto, ele sabe que alguém nos EUA pode ajudar. Admitindo-se que o raio-x é uma imagem de alta resolução, em vez de um dia reduzir o tamanho do arquivo e enviar a foto para o seu colega, o doutor que está nos EUA pode acessar remotamente o seu computador e ver o raio-x em alta resolução.
Ao utilizar software de acesso remoto para a prática da telemedicina, os já não estão limitados a ajudar pacientes apenas baseados em sua região. Eles podem fornecer melhores cuidados aos necessitados com base apenas em seus conhecimentos.
O software de suporte remoto não apenas fornece um meio para melhores cuidados de saúde, mas também serve como uma tecnologia prática de negócios, especialmente para os médicos de uma pequena clínica privada. Muitos desses médicos encontram-se trabalhando a partir de casa, especialmente quando se pilhas de papelada. Quando os documentos importantes ficam para trás no escritório, o acesso aos arquivos e a um computador remoto do trabalho tornou-se crítico.
Considerando que há mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, hoje, muitos pacientes vivem longe de médicos especialistas que podem ajudá-los com as suas doenças ou lesões específicas. O software de suporte remoto permite que médicos e pacientes se conectem e alcancem resultados impossíveis há alguns anos atrás. Ao utilizar o software de suporte remoto no campo da saúde, os limites de custos e viagem podem ser completamente eliminados, permitindo a máxima qualidade no tratamento alcançado no paciente.
* Holger Felgner é gerente geral da TeamViewer
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